Qualidade de vida

Artigos da Rafá

frank-mckenna-127295-unsplash-1200x799.jpg

11 de abril de 2019 RafáUncategorized0

Muitas pessoas não sabem, outras acham besteira, mas a autoestima é muito importante para a qualidade de vida do ser humano. A autoestima é importante para que a gente possa sentir confiança no nosso potencial e na nossa capacidade, além do ato de gostar de si mesma. Tal elemento, faz com que o indivíduo tenha confiança e segurança e isso atrai outras pessoas e torna a pessoa mais interessante, além de ser fundamental no convívio em sociedade.

Mas se você tiver problemas em desenvolver autoestima, fica despreocupado, a gente pode te ajudar com alguns exercícios que promovem uma alta autoestima.

  • Estimule a autoestima nas crianças:

A autoestima pode ser desenvolvida em adultos, mas é muito mais fácil quando é feita quando ainda são crianças. Ajude as crianças a serem mais positivas, a se autoavaliar para que possam estar em melhoramento constante, mas sem se cobrar demais. Celebrar cada pequena conquista e manter-se focadas.

  • Faça exercícios do corpo e da mente

Estimule seu corpo com exercícios físicos, isso melhora o aspecto interno e externo e faz com que você se sinta melhor. Leia livros e se encha de conteúdos que fazem bem a você e te ajudem a compreender a si e te deixam feliz.

  • Reflita sobre suas ações

Refletir sobre suas ações é um passo importante do processo de desenvolvimento de autoestima, é sempre importante avaliar o que você fez de errado, o que você poderia melhorar e no que você acertou! Mas lembre-se, foque sempre no lado positivo.

  • Não se compare com os outros

Não baseie sua vida em comparações, cada indivíduo possui sua história, seu ponto de partida e sua própria experiência. A sua história é você que faz, faça o que te faz feliz e se houver competitividade, que seja a mais saudável possível.

  • Comemore suas vitórias

Por menor que seja, comemore cada vitória! Ela é sua, você batalhou por isso, faça com que cada objetivo alcançado seja um impulso que te leva ainda mais pra frente.

  • Viva o agora!

Não importa o que já aconteceu, o que importa é o agora. Viva em razão do futuro, sem esquecer o presente, mas não deixa o seu passado atrapalhar NADA, o que você faz de agora em diante define você!

Siga esses passos que a gente tem certa que sua autoestima ficará muito melhor! Você pode mudar sua história, seja o melhor pra você e para o mundo!  


matthew-lejune-716131-unsplash-1200x802.jpg

27 de março de 2019 RafáUncategorized0

Hoje em dia, é muito comum vivermos na correria, sem tempo pra nada e por isso acabamos entrando no sedentarismo e comendo muitas comidas industrializadas e calóricas. Contudo, acabamos encontrando sempre um tempinho para checar as redes sociais e entrar nos aplicativos que a gente gosta, né? Pensando nisso, listamos quatro aplicativos que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável e te fazer deixar o sedentarismo de lado, pois com uma boa alimentação, o exercício certo e foco, conseguimos alcançar nosso objetivo de ter uma vida mais saudável.

  • NTC – Nike Training Club

O aplicativo finess da Nike, nele você consegue programar seus treinos em casa, desde definição de músculos, perda de peso, emagrecimento à yoga. Tudo isso passado por vídeos curtinhos e contador de tempo do aplicativo. Tem até mesmo o treino do Cristiano Ronaldo, feito por ele mesmo! Legal né?

  • My training

Esse App foi desenvolvido por brasileiros e já está em boa parte do mundo, ele é 100% gratuito e funciona como uma rede social fitness. Nele você consegue ver o que seus amigos estão treinando e os resultados que estão obtendo. Ele é ótimo pra quem quer um treinamento funcional e HIIT (ótimo para perda de peso).

  • iDrinkWater

Apesar de parecer um pouco óbvio, beber água é um dos aspectos mais importantes da vida fitness, a água faz com que o nosso corpo elimine as toxinas, além de nos manter hidratado. O app calcula de acordo com o seu peso e altura a quantidade de água que você precisa beber e você vai registrando a quantidade de água que bebeu e de hora em hora ele te lembra de beber uma certa quantidade de água. Aplicativo ótimo para os esquecidos. 😉

  • My fitness pal

O aplicativo funciona como um contador de calorias, você vai registrando quantas calorias ingere e ele vai fazendo as contas de quanto você consumiu e quanto deveria consumir. Além disso, ele também funciona como uma rede social para encontrar amigos e pessoas que também querem ter uma vida saudável. Vocês podem trocar ideias, receitas de comida fit e dicas de exercícios, olha que bacana!

Esperamos ter ajudado vocês a conciliar a correria, tecnologia, redes sociais e uma vida saudável, isso sim é qualidade de vida.


david-mao-7091-unsplash-1200x800.jpg

15 de março de 2019 RafáUncategorized0

Os chás são poderosas fontes de nutrientes para o nosso corpo, além de ter se tornado uma das bebidas que não sai da casa dos brasileiros. Eles são feitos pela base de plantas, ervas, flores, frutas e especiarias, e gelado ou quente, os inúmeros tipos de chás possuem muitas propriedades maravilhosas para manter nosso organismo funcionando a todo vapor. Por isso, listamos aqui os cinco benefícios maravilhosos dos chás.

Bom para o fígado

Os chás tem propriedades que aceleram o metabolismo e fazem com que a eliminação de gordura seja mais rápida, isso é ótimo para o fígado. Alguns estudos apontam que consumir três xícaras de chá durante o dia é o suficiente para diminuir as chances de câncer no fígado, gordura no fígado, cirrose e doenças hepáticas crônicas.

Xô tpm!

Muitos chás como os de erva-doce e sálvia, tem propriedades que auxiliam na diminuição das dores abdominais e também diminuem os efeitos da irritação e ansiedade, típicos da tpm.

Emagrece!

Aliado com exercícios físicos, o chá pode ser um grande amigo na hora de emagrecer, isso porque alguns, como o chá de hibisco, tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar a retenção de líquidos do corpo.

O chá verde também pode ser uma aliado nessas horas, pois ele possui propriedades termogênicas o que acelera o metabolismo.

Te ajuda a ficar focado

Alguns estudos falam que os chás aperfeiçoa as habilidades cognitivas. Por causa da cafeína e da teanina ele ajuda a manter a mente focada e isso auxilia no momento da aprendizagem.

Hora de dormir zzZzzZ

“Toma um chá de camomila para acalmar”, essa frase é muito conhecida, a flor de camomila é rica em antioxidantes flavonóides e isso fazer com que ela tenha propriedades calmantes e sedativas. Depois de um dia de muita agitação em que o cérebro não quer parar de funcionar é só tomar um chá de camomila, certeza que vai fazer você desacelerar e dormir mais tranquilo.


photo-1533025782032-634283c7c7ad.jpg

1 de março de 2019 RafáUncategorized0

“Melhor prevenir do que remediar”, esse ditado popular diz tudo quando o assunto é saúde, a prevenção é a alternativa mais seguras quando se quer ter uma boa qualidade de vida e evitar sérios problemas de saúde. Por meio dessa prevenção, mesmo que seja atestado uma doença, quanto mais cedo ela for diagnosticada, maior a chance de cura e menor a chance de serem utilizados tratamentos agressivos para curar tal patologia.

O check-up é uma das melhores formas de realizar a prevenção na sua vida. Ele consiste em uma bateria de exames ministrada por médicos especializados que são solicitados a partir de sua idade, sexo, histórico pessoal ou familiar. Por meio dele, é possível detectar e antecipar doenças bem no início de sua formação.

A realização de um check-up é importante pois ele é uma forma de buscar um diagnóstico exato para assim otimizarmos a chance de cura e também melhorar a qualidade de vida, porque nada melhor que ir dormir tranquilo sabendo que os exames estão em dia, né?

Fatores de risco:

É importante fazer o check-up anualmente, principalmente pessoas com a idade maior que 35 anos, relatam os especialistas. Contudo, para algumas indivíduos é aconselhado fazer mais de uma vez por ano, como os portadores de:

  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Colesterol alterado
  • Sedentarismo
  • Sobrepeso
  • Fumantes
  • Ser portador ou ter histórico de doenças crônicas na família.

Exames feitos no check-up:

  • Hemograma
  • Colesterol
  • Aferição de pressão
  • Glicemia
  • Hepatograma
  • Eletrocardiograma
  • Exame de fezes e urina
  • Raio-X
  • Exames de tireoide
  • Mamografia
  • Exame da próstata

Para marcar o seu check-up é só marcar uma consulta com seu médico gestor ou com um clínico geral. A prevenção é a melhor forma de se ter uma vida cheia de saúde para aproveitar cada minuto com paz e tranquilidade.


photo-1505334559002-c2103a3e106b.jpg

28 de fevereiro de 2019 RafáUncategorized0

O hormônio beta-hCG (gonadotrofina coriônica humana) é o hormônio produzido durante a gravidez, durante a formação da placenta. Por isso, o exame que mede o beta-hCG é usado como diagnóstico para gestação e para verificação do andamento da gravidez, caso haja algum problema como sangramentos ou gravidez ectópica (nas trompas).

Quando o exame pode ser feito?

O hormônio pode ser detectado a partir de 6 dias após a fecundação do óvulo e com o passar do desenvolvimento da placenta, a taxa beta-hCG vai aumentando até atingir seu ápice na 9 semana de gravidez e desaparecer 1 mês antes do parto.

Teste de farmácia x exame beta-hCG

O exame para diagnosticar a gravidez pode ser feito de duas formas, pelo teste de farmácia e o exame de sangue (beta-hCG). O teste de farmácia mede o hormônio pela urina e mostra apenas de você está grávida ou não (qualitativo), enquanto o exame beta-hCG (quantitativo) mostra não somente se a pessoa está grávida, como também a quantidade de hormônio. O exame beta-hCG é o mais seguro para detectar a gravidez.


266056-P4YMRO-124-1200x675.jpg

11 de fevereiro de 2019 RafáUncategorized0

A prática do Pilates é considerado uma das melhores opções de exercícios físico, pois a atividade traz inúmeros benefícios como o fortalecimento muscular, eliminação de estresse, ajuda a evitar doenças cardiovasculares, aumenta a flexibilidade e ajuda a regular a postura, tudo isso além de auxiliar na perda de peso. O método Pilates tem o objetivo de realizar movimentos de alongamento utilizando o próprio peso e trabalhando o corpo inteiro durante toda execução.

Tal atividade cresceu muito no Brasil nos últimos anos e vem ganhando muitos adeptos que visam uma mudança na saúde corporal e mental. O Pilates é recomendado para pessoas de 08 à 80 anos de idade e pode fazer muita diferença na qualidade de vida dos mais velhos, por isso, ele passou a ser recomendado por médicos para um maior bem estar para um envelhecimento saudável.

A terceira idade é uma fase da vida de todo ser humano em que ele passa por extremas mudanças. Com as fragilidades que a idade proporciona, a pessoa fica mais suscetível a doenças e dores, por isso o Pilates pode ser uma ótima opção para quem deseja diminuir tais sintomas.

Fortalecimento muscular:

O Pilates movimenta todo corpo, isso faz com que todas as articulações trabalhem de uma só vez. Isso ajuda a eliminar as dores advindas do desgaste corporal relacionado à idade. Além disso, o fortalecimento da musculatura ajuda a melhorar o condicionamento físico, a sustentação do corpo e dando mais energia no dia-a-dia.

Previne doenças e ajuda a melhorar as já existentes:

O Pilates pode ajudar a prevenir doenças, pois melhora o condicionamento físico, a postura e na respiração. Ele também auxilia no tratamento de doenças reumáticas como osteoporose, artrite, escoliose e esclerose múltipla.

Qualidade de vida

Os muitos benefícios do Pilates podem ser cruciais para uma boa qualidade de vida. A prática estimula uma maior atenção ao seu corpo, flexibilidade, melhora a concentração e a memória. A atividade proporciona um maior bem-estar, prazer e uma vida mais feliz e saudável.

Não esqueça de sempre consultar seu médico para que nenhuma atividade te prejudique, viva feliz!


clinica-rafa-logo-alternativa-2

Acreditamos que saúde é para especialistas. Especialistas médicos, especialistas em atendimento, especialistas em atenção e carinho, enfim, especialistas em cuidar de pessoas. Esse é nosso propósito e desejo: cuidar de você

Receba dicas por e-mail

Clínica Rafá ® Todos os direitos reservados

Criado com pela 1Club